8 de nov. de 2014

7 dicas para seu conto ficar irresistível!

Eu encontrei este artigo e achei ele super válido e interessante. BOoOra conferir?

1 – Comece com uma ação! Você pode descrever depois os personagens, o clima ou o cenário. A primeira sentença de seu conto é, talvez, a mais importante. Dê bastante atenção e não deixe seu leitor resistir à tentação de saber o que houve com o protagonista. “BOOM – fez a porta se fechando no final do corredor!” Verbos, verbos, verbos!

2 – Teste 2 ou 3 títulos. Peça ajuda de amigos ou parentes para escolher o mais chamativo. Um bom título pode fazer seus leitores lembrarem de você ou lerem seu conto primeiro!

3 – Evite o uso de adjetivos – principalmente os simples como “feliz”, “nervoso” ou “inquieto”. Como em todas as boas ficções, adjetivos às vezes atrapalham a imaginação do leitor. Tente descrever as lágrimas caindo, o coração apertado e a amarga saudade de alguém em vez de, simplesmente, dizer que seu personagem estava triste. Leve seu leitor a SENTIR!

4 – Mantenha o suspense! Mesmo romances precisam de um gostinho de quero mais. Não deixe que seu leitor caia numa leitura maçante. Solte as dicas aos poucos e o ajude a descobrir sozinho o caminho do enredo.

5 – Pesquise sobre o tema. Dark Fantasy é uma classificação nova, que engloba elementos fantásticos (monstros marítimos, anjos, fadas, goblins, elfos, vampiros, novos seres etc.) transformando-os em criaturas assombradas e levando o enredo para perto do horror (não necessariamente adulto). Alguns filmes que podem ser classificados como dark fantasy são: Coraline, O Estranho Mundo de Jack, Branca de Neve e o Caçador, Anjos da Noite, Os Irmãos Grimm, Não tenha medo do escuro e O Labirinto do Fauno.

6 – Ambiente em um novo lugar. Caso seu conto não precise se passar em Nova York ou Londres, ambiente-o em um cenário novo! Pântanos da China, bunkers abandonados na Alemanha, o banheiro de um Boeing por onde sai um pequeno duende de olhos amarelos e não deixa o protagonista escapar, ameaçando derrubar o avião?! Pesquise sobre mitologias de outros países e enriqueça ainda mais seu conto!

7 – Seja criativo! Pense sobre tudo que já foi escrito. Imagine agora algo novo que você mesmo adoraria ler. Um unicórnio dourado assassino de criancinhas? Uma sereia que resolveu caçar marinheiros para que possa sugar seu amor, após ter sido abandonada por um pirata? Ou talvez um homem que fez um pacto com um vampiro maligno para conseguir a vida eterna e agora precisa pagar o preço transformando seus próprios filhos em vampiros? O céu é o limite, autor, e você tem um avião para levar seus leitores lá pra cima! Você decide quão nova será a paisagem que eles verão! Boa escrita!

Dica extra: Já visitou o incrível http://www.sinonimos.com.br hoje? Nada melhor para realçar ainda mais sua escrita!

Artigo via: Facebook - Editora Wish

Um comentário

  1. Achei suas dicas muito úteis, Simone, eu mesma tenho maior dificuldade para escrever contos, pois parece que NÃO VOU CONSEGUIR colocar em poucas palavras haha

    um beijo!
    http://eraumavezlivrosecia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir