20 de nov. de 2015

[Falando em]: Os Filhos de Ítaca — de Angie Stanley

É com imensa alegria que trago essa resenha. Afinal, trata-se do texto de uma autora que sou apaixonada e fã. \o Estou falando da diva autora e amiga, Angie Stanley.

Este é o sexto livro de sua autoria que leio, e pela sexta vez me entorpeci com o enredo, coisa que só quem já leu algum livro da Angie consegue entender. E mesmo amando tudo o que ela escreve, "Os Filhos de Ítacatornou-se o meu segundo queridinho, claro que antes vem "Uma Segunda Chance". Agora confiram a sinopse, book trailer que eu tive o prazer em editar e a resenha do livro. Bem-vindos à Ítaca, uma cidade mais que mágica! \o/\o/\o/


Sinopse: A visão de um futuro distante revelada por um anjo escultural, incrivelmente sexy (que é a cara da Beyoncé) a uma mãe angustiada, faz uma estrela do rock em ascensão, mas com terríveis problemas com drogas, largar sua turnê mundial e ir parar numa cidadezinha litorânea chamada Ítaca, para tentar se livrar do vício e reabilitar-se. O que Tyler Ritter, nossa estrela Selvagem, não esperava encontrar neste lugar perdido e muito estranho, tinha um nome  Moira Jones  simplesmente, o amor da sua vida. O mistério que envolve Ítaca será uma pulga pulando carnaval atrás das orelhas do garoto marrento  e na sua também  enquanto ele se envolve cada vez mais com a belíssima garota de profundos segredos e olhos de infinito azul. Completando o cenário, ainda temos os melhores amigos do casal principal: Nick Stern (amigo de Tyler) e Dee Dee (amiga de Moira), que, felizmente, também acabarão por envolver-se e terem sua própria cota de drama, romance e superação. Juntos, os amigos lutarão por aqueles que amam. Tudo isso em meio às descobertas e prazeres da própria adolescência em efervescência. Mayve, a vilã, virá com tudo e, com toda certeza, vencerá! Será? O mundo de Ítaca se revelará traiçoeiro por muitos motivos e razões, mas eu garanto: todos surpreendentes!

P.S: Vídeo editado por Simone Pesci

"Porque viver é mágico"



Ítaca é nada mais que uma cidade litorânea, onde é narrada toda a história de alguns adolescentes, uns  até então  normais, e outros  vamos dizer assim  jovens normais e sobrenaturais. SIM! A história é com um conteúdo contemporâneo e sobrenatural. Nela, o leitor vai se deparar com os filhos(as) dos personagens dos livros anteriores da autora e também com novos personagens. Aliás, alguns dos personagens dos outros livros são mencionados e até mesmo aparecem na trama. S2 Porém, essa é uma leitura que não há necessidade de ser lida em segmento, pois apesar da interligação com o conteúdo já publicado, trata-se de um enredo único. É claro que se o leitor já tiver lido os outros livros, terá maior compreensão de tudo que acontece. Eu, particularmente, além de viver as emoções dessa leitura, pude relembrar-me de personagens 'mais que amados' que eu já conhecia, uma surpresa agradabilíssima e sem igual.

Uma profecia trágica revelado por um anjo!
Dois jovens astros do Rock em ascensão! 
Uma cidade litorânea chamada Ítaca!
Uma verdadeira princesa de armadura reluzente!
 Tá brincando comigo, né, mãe?  perguntou ele descendo do carro, e, retirando os óculos escuros, olhou para cima:  É isso? É aqui que você quer que eu passe um ano inteirinho? (Livro: Os Filhos de Ítaca, Pág.29)
Iniciamos a leitura com Tyler, o RockStar arrogante e presunçoso em ascensão, e também com Nick, o RockStar compreensível, bom filho e romântico. Porém, ambos estão seguindo suas vidas de forma errônea, ludibriando-se com uma vida que julgam a mais divertida, regadas em sexo, drogas e Rock 'n' Roll. É quando numa atitude desesperada (e também já anunciada), as mães de ambos resolvem dar um ultimato, ou seja, ordenam que Tyler e Nick fiquem por um tempo em Ítaca, uma cidade litorânea de pouco movimento e sem muita diversão. Eles ainda não atingiram a maioridade, algo que acontecerá daqui 1 ano, e por isso ou acatam as ordens de suas mães, ou serão restritos do que tanto gostam: o meio musical.
 Eu seria capaz de compor centenas de canções pra você se deixasse eu me aproximar de você  gritou ele segurando firmemente seu braço.  Moira... por favor... me diga o que fazer... eu não consigo ler a sua mente...  repetiu ele a letra daquela canção que eles gravaram juntos. (Livro: Os Filhos de Ítaca, Pág.250)
O que Tyler e Nick não contavam é que nesse lugar eles encontrariam suas almas gêmeas, aquelas que o tirariam desta vida ludibriosa e que fariam grandes amizades que levariam para o resto de suas vidas (ou existência). rs 

Moira é uma adolescente de muitos atributos, especialmente os sobrenaturais, algo que a impede de viver um grande amor ao lado de Tyler. Dee dee, sua melhor amiga, vivencia o mesmo com Nicky, melhor amigo e parceiro de banda de Tyler. Elas (assim como outros personagens) estão predestinadas à enfrentar uma grande batalha, com um ser celestial de extremo poder e maldade, chamado Mayve. No meio de toda essa confusão, Tyler e Nick ficam perdidos, descobrindo o amor e livrando-se das drogas e todo o resto que lhes faziam mal. 
Todos ainda estavam estáticos em seus lugares quando o teto do Grande Templo começou a rachar, vindo ao chão por completo. Pedaços da grande arquitetura antiga caíram, fazendo os visitantes se protegerem.  Pelo buraco enorme do teto todos puderam ver a lua bem no centro do céu, iluminando as inscrições no chão do Templo. Uma forte luz azulada encheu o ambiente, cegando a todos, exatamente como o raio que anunciara a chegada de Mayve. Eles cobriram os olhos com as mãos e esperaram. (Livro: Os Filhos de Ítaca, Pág.468)
Uma guerra entre sentimentos e anseios se inicia, deixando todos de frente aquela que eles julgam como invencível. A partir daqui restrinjo os meus comentários para não soltar spoilers

Dizer sobre os livros da Angie para euzinha é superprazeroso, pois eu realmente sou fã de carteirinha e leio até mesmo a sua lista de compras. \o Em "Os Filhos de Ítaca" o leitor se envolverá num enredo cativante do início ao fim, e mesmo com suas 553 páginas, garanto-lhes: em momento algum eu caí no tédio, pois além e uma trama bem amarrada é divertidíssima, característica da autora em seus textos. Lembrando que essa é uma publicação independente e está divinamente editada, com uma capa estampando a linda protagonista, Moira, como sempre imaginei; sua diagramação está tão linda quando a capa, sendo essa uma diagramação artística, com imagens ao fundo no início de cada capítulo. 

O enredo é narrado em terceira pessoa, com diálogos e narrativa de fácil compreensão, apresentando uma trama romântica e sobrenatural de perder o fôlego. Por fim, para você que é apreciador de um entorpecente e magnífico enredo, eis essa MARAVILHOSA pedida. De 1 a 10 eu dou nota 1.000! \o/\o/\o/ Venha você também para o mundo de Ítaca! 


Livro: Os Filhos de Ítaca
Autora: Angie Stanley
Gênero: Literatura brasileira/Romance
Publicação: Independente
Ano: 2014
Páginas: 553

4 comentários

  1. Parabéns, Simone!
    Uma resenha simplismente apaixonante.
    Já despertou meu intetesse e Os Filhos de Ítaca já está na minha lista de compra de livros para o final de ano.
    Abração!
    JM Alvarez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, JM!
      Bom, eu sou suspeita de falar sobre os textos da Angie, pois sou fã de carteirinha. \o rsrs
      Compra sim! E, por favor, depois me diga o que achou.

      Abraços literários,

      Si

      Excluir
  2. Simone, fiquei curioso com esse enredo. Quero ler esse livro. Sua resenha está excelente, despertando a curiosidade do leitor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ad, leia todos os livros da Angie. Ela é fantástica! Vai por mim. Fico feliz que você curtiu a resenha. \o/\o/\o/

      Abraçossssss

      Excluir