8 de abr de 2017

10 DICAS PARA ESCREVER UM CONTO IRRESISTÍVEL

Contos são criaturas de difícil criação. É possível, porém, oferecer fluidez e intensidade mesmo em pequenos textos e, por isso, publicamos estas 10 dicas para tornar seu conto um mini-bestseller! É só adicionar um tempero criativo e muita personalidade: 

1 – Comece com uma ação! Você pode descrever depois os personagens, o clima ou o cenário. A primeira sentença de seu conto é, talvez, a mais importante. Dê bastante atenção e não deixe seu leitor resistir à tentação de saber o que houve com o protagonista. “BOOM – fez a porta se fechando no final do corredor!” Verbos são seus principais aliados em toda a narrativa. 

2 – Teste 2 ou 3 títulos. Peça ajuda de amigos ou parentes para escolher o mais chamativo. Um bom título pode fazer seus leitores lembrarem de você ou lerem seu conto primeiro! 

3 – Evite o uso de adjetivos principalmente os simples como “feliz”, “nervoso” ou “inquieto”. Como em todas as boas ficções, adjetivos às vezes atrapalham a imaginação do leitor. Tente descrever as lágrimas caindo, o coração apertado e a amarga saudade de alguém em vez de, simplesmente, dizer que seu personagem estava triste. Leve seu leitor a SENTIR! 

4 – Mantenha o suspense! Mesmo romances precisam de um gostinho de quero mais. Não deixe que seu leitor caia numa leitura maçante, então solte as dicas aos poucos e o ajude a descobrir sozinho o caminho do enredo. 

5 – Pesquise sobre o tema proposto. Você pode se surpreender com os filmes, livros e séries que servem de inspiração. 

6 – Clareza é o ponto principal. Seja honesto consigo e pense o que pretende atingir com o conto. Motivar outros leitores a uma moral? Trazer um suspense de roer as unhas? Criar uma história intensa de amor? Veja todos os pontos para focar sua história no caminho certo. Você poderá fazer o dia dos seus leitores ser mais feliz. 

7 – Não se force, mas insista. Algumas vezes não estamos tão dispostos a escrever quanto gostaríamos. Vale a pena insistir, mas caso isso esteja causando ansiedade por não conseguir um enredo cativante, aguarde um dia mais calmo para continuar. Todos podemos ser Stephen Kings, mas inicialmente não se cobre tanto. 

8 – Encerre de maneira caprichosa. Um final forte, que surpreenda os leitores ou traga uma difícil resolução pode ser ótimo para que eles se lembrem do seu conto. Tente ser decisivo, sem deixar tanto espaço para muitas perguntas. Finais abertos são interessantes, mas pontas soltas enfraquecem o enredo. Geralmente tramas que transmutam a personalidade ou destino do personagem fazem muito sucesso. 

9 – Ambiente em um novo lugar. Caso seu conto não precise se passar em Nova York ou Londres, ambiente-o em um cenário novo! Pântanos da China, bunkers abandonados na Alemanha, o banheiro de um Boeing por onde sai um pequeno duende de olhos amarelos e não deixa o protagonista escapar, ameaçando derrubar o avião?! Pesquise sobre mitologias de outros países e enriqueça ainda mais seu conto! 

10 – Seja criativo! Reflita sobre tudo que já foi escrito. Imagine agora algo novo que você mesmo adoraria ler. Um unicórnio dourado assassino de criancinhas? O amor perigoso entre paciente e médico em um hospital de reabilitação? Ou talvez uma senhora de 90 anos, moradora sozinha de uma casa no interior da Rússia quando fica presa por dez dias no bosque, sem comunicação, após uma barragem explodir? O céu é o limite, autor, e você tem um avião para levar seus leitores lá pra cima! Você decide quão inovadora será a paisagem que eles verão! Boa escrita! 

Dica extra: Já visitou o incrível http://www.sinonimos.com.br/ hoje? Nada melhor para realçar ainda mais sua escrita!

Artigo via: Editora Wish

Nenhum comentário

Postar um comentário