20 de abr. de 2017

↓ 10 dicas para ter um excelente blog ↓

Olá, pessoal!
Já faz um tempo que tenho vontade de falar sobre isso, pois vejo uma galera da blogosfera reclamando e não se dando conta de que uma bonita roupagem, objetividade e coerência são ingredientes fundamentais para se ter um excelente blog, mesmo que ele tenha poucos seguidores e comentários. Em verdade, o que realmente importa é o alcance de suas ideias para o público almejado. A propósito, estou na blogosfera desde 2010, sendo que o primeiro blog que tive, usei um dos modelos que a plataforma oferecia gratuitamente. Contudo, quando me tornei autora, resolvi investir em um layout mais clean, o que me deixou muito satisfeita, tornando o blog um dos meus cantinhos prediletos! S2 Portanto, segue 10 dicas importantes para você ter um blog legal e, claro, com conteúdo. Vem junto conferir. o/ Bem-vindos!


↓↓↓   ↓↓↓   ↓↓↓


1. Deixe claro sobre o conteúdo que pretende apresentar 
Se você pretende falar sobre literatura, fale sobre literatura; se você pretende falar sobre política, fale sobre política; se você pretende falar de tudo um pouco, faça como eu, deixando claro qual o propósito do blog. No meu caso, sempre enfatizei que o "BLOG SIMONE PESCI" é uma página virtual de conteúdo diversificado, onde posto de tudo um pouco, além dos meus trabalhos como autora. 

2. Invista num layout atrativo
Afinal, a primeira impressão é a que fica. E mesmo que você não tenha dinheiro para isso, a própria plataforma tem opções de layouts bem legais. Basta ter bom gosto e montar o seu. Lembrando que layouts cleans são mais atrativos e não cansam as vistas. 

3. Mantenha o blog sempre atualizado
Essa é uma dica muito importante, pois se não houver atualização, o leitor deixará de lado. E, claro, você não quer isso. Caso tenho que se ausentar (como já aconteceu comigo), faça uma postagem breve informando, assim não deixará os leitores perdidos. 

4. Atenção na gramática
Ninguém é um dicionário, mas há de se ter coerência. Portanto, antes de apertar o botãozinho "Publicar", revise com atenção o que foi escrito. Eu, particularmente, fico incomodada quando leio artigos e resenhas com muitos erros. Uma dica: use o programa LIBRE, ele pode não ser 100%, mas aponta muitos erros que passam despercebidos.  

5. Divulgue o blog nas redes sociais
Crie uma página do seu blog no facebook, sempre atualizando as postagens, e divulgue-o sutilmente em grupos que fora incluído. Não seja um "mala sem alça", marcando várias pessoas em postagens, pois isso é deselegante, além de irritante. Quem realmente quiser, vai compartilhar a postagem. Em suas plataformas virtuais, divulgue-o quantas vezes achar necessário (sempre em "modo público"), para que tenha mais visibilidade.  

6. Dê os devidos créditos
Não há problema algum querer postar um poema, ou artigo, ou qualquer outra coisa que tenha visto, desde que você dê o devido crédito. A coerência, novamente, pede passagem.

7.  Responda seus leitores
Não deixe de responder os comentários, mesmo que seja com um "Obrigado(a)!" ou um "Volte Sempre!". Desta forma o seguidor saberá que você tem educação e que se importa com quem visitou a página.

8. Padronize suas postagens
Assim o seu blog fica muito mais atrativo. Lembrando que a padronização tem de ser desde as fontes, até as imagens e vídeos. É claro que mudar não tem problema, mas, cá pra nós, um blog padronizado é tudo de bom. 

9. Apresente um conteúdo com conteúdo
E isso vale para qualquer conteúdo. Se fizer uma resenha  não dê spoilers , mostre apenas o propósito da trama e o que você sentiu com ela. CUIDADO ao se expressar, o mundo virtual está uma faca de dois gumes, e a interpretação de texto pode trazer sérios danos, principalmente judiciais. 

10. Por último, porém não menos importante
Dedique-se de coração ao que se propôs fazer. Em vez de angariar status e likes, faça por diversão, assim você terá prazer no que está fazendo.


É isso!!!
Espero, de alguma forma, ter ajudado.

Abraços literários,
Simone Pesci

Nenhum comentário

Postar um comentário