12 de abr. de 2017

[Falando em]: Entre o Amor e a Paixão — de Lesley Pearse

Hoje apresento-lhes a resenha dessa magnífica obra, presente enviado por minha amiga Juny Moura, pois ao concluir a leitura, ela ficou numa baita ressaca literária  e como temos gostos parecidos, resolveu me presentear (P.S: Obrigada, Juju!). Confiram a sinopse, book trailer e o meu parecer sobre “Entre o amor e a Paixão”, escrito pela autora Lesley Pearse, uma publicação da editora Novo Conceito


Sinopse: "Uma mulher dividida entre o compromisso e o calor de um relacionamento passado." No início da Primeira Guerra, Jimmy, o marido de Belle Reilly, é levado para as trincheiras mortais do norte da França e Belle percebe que não pode ficar de braços cruzados quando tantos estão sacrificando suas vidas. Armada de coragem e boa vontade, ela se torna voluntária como motorista da Cruz Vermelha, também na França. Então, enquanto cumpre seu dever humanitário, um trágico acidente lhe coloca frente a frente com Etienne  o homem que fez parte de seu passado e a quem nunca esqueceu completamente. Dividida entre a paixão proibida por Etienne e a lealdade e o amor por Jimmy, Belle encontra-se em uma situação impossível. A confusão de seus sentimentos, misturada à escuridão da mais brutal das guerras, a levará a sucumbir para sempre, ou a força da vida será maior e a conduzirá, finalmente, à verdadeira felicidade? 


“Porque amor e paixão, há de se ver com o coração” 







Um enredo arrebatador! 

Blackheat — Inglaterra, Julho de 1914 
Belle é casada com Jimmy Reilly, seu amigo de infância e namoradinho da adolescência. Ele e o tio, Garth, administram uma taberna onde são donos, enquanto Belle desenha lindos chapéus e os vende em sua pequena chapelaria. Contudo, ela esconde um passado sombrio, pois crescera dentro de um bordel, propriedade de sua mãe — e, aos quinze anos, foi testemunha de um assassinato dentro do recinto, fazendo com que fosse sequestrada e vendida para prostituição na França. Porém, agora, uma pessoa do passado retornara... 
 Etienne Carrera!  exclamou ela. — Que diabos faz aqui? 
Sua voz, o azul profundo de seus olhos e mesmo o modo como ela disse o nome dele fizeram-no sentir-se fraco de saudade. 
 Que lisonja que ainda se lembre de mim  respondeu ele, retirando o chapéu com um gesto vistoso.  E você está ainda mais encantadora. O sucesso e a vida conjugal caíram bem em você. (Livro: Entre o Amor e a paixão, Pág.11) 

Etienne, mandado de outra pessoa, sequestrara Belle. Entretanto, ela o ajudou quando passara mal, fazendo-o apaixonar-se, sentimento que passou a permear o coração da moçoila. E culpando-se pelo que fez, dois anos depois, ele a resgata, levando-a de volta para o lar. Belle implora para que ele aceite seu amor, algo que não acontece, pois ele não se achava merecedor. No entanto, Etienne está de passagem pela Inglaterra, e resolve fazer uma visita à Belle. Ambos ficam à mercê de recordações, além de corações descompassados. E tão breve ele retorna para a França, a fim de lutar por sua pátria, enquanto Jimmy — marido de Belle —, também se alista para a guerra, a fim de lutar por seu país. 
 Gostaria de acreditar que vai estar tudo acabado lá pelo Natal  disse ele, puxando-a em seus braços. Gostaria também de poder lhe prometer que vou voltar para casa são e salvo. Mas acredito que, assim como Deus a manteve a salvo e a trouxe de volta para mim depois de tudo que você passou quando foi sequestrada, então Ele não vai ser tão cruel em permitir que eu seja morto na França quando estamos esperando nosso primeiro bebê. (Livro: Entre o Amor e a paixão, Pág.75) 
Um terrível acontecimento vem à tona, fazendo com que Jimmy retorne temporariamente para a casa. Mas, em questão de dias, ele retorna para as trincheiras mortais do norte da França, enquanto Belle segue os dias ao lado de Mog  a mulher que a criou; esposa do tio de Jimmy , e também de Miranda Forbes-Alton, aparentemente uma dondoca, que passa a ser sua melhor amiga. E diante das intempéries da vida, Belle e Miranda decidem tornar-se voluntárias como motorista da Cruz Vermelha, também na França. Mas não foi só os horrores da guerra que Belle presenciou: ela ficou de frente com Etienne. 
 Na estação, pedi que me dissesse algo em francês. Eu não entendi o que você disse, mas sei que não era que me amava. 
 Eu disse que atravessaria fogo e dilúvio e enfrentaria qualquer perigo por você  disse ele, olhando diretamente me seus olhos.  Se isso não era dizer que amava você, não sei o que era. Ainda faria tudo isso, até enfrentaria o seu desprazer com minha vinda até aqui, agora que é casada. (Livro: Entre o Amor e a paixão, Pág.269) 

Agora cesso os meus comentários para não soltar mais spoilers

Esse é o segundo livro de uma duologia, e lê-lo só me deixou instigada com o passado da protagonista. Porém, o que me chamou atenção foi a riqueza em detalhes, e, claro, a pesquisa minuciosa que a autora fez, apresentando um conteúdo MAGNÍFICO. Quem me conhece sabe que tenho horror a livros permeados em detalhes, algo que não acontece aqui. A trama e os personagens são excepcionalmente desenvolvidos, levando consigo uma gama de emoções, e vou dizer, ao menos umas três vezes me debulhei em lágrimas. 

Eu me vi apaixonada pelos personagens, especialmente por Belle, que demonstra força, coragem e coração. Não posso deixar de falar sobre os meus dois amores: Jimmy e Etienne, que ganharam o meu coração em proporção e grandeza, cada qual com sua particularidade. Os personagens secundários são de suma importância, proporcionando mais verdade a trama, levando-me, também, a me debulhar em lágrimas. O tempo todo vislumbrei as cenas como se fosse um filme, e o final... Ahhh, é uma lindeza sem tamanho. Por fim, para você que curte enredos de época com conteúdo, eis essa maravilhosa pedida. Agora encontro-me numa baita ressaca literária, e digo mais: “Eu leio até mesmo a lista de compras da Lesley Pearse”. o/ 

O livro é narrado em terceira pessoa, com narrativa e diálogos rebuscados, porém de fácil compreensão; a diagramação está excelente, com fontes e espaçamentos bons, adornada em papel pólen (o amarelinho); e a capa é maravilhosa, estampando uma linda Belle de olhos fechados, perdida em lembranças. Por fim, para você que curte um enredo dramático lindo e de perder o fôlego, eis essa belíssima pedida. S2 



Livro: Entre o Amor e a Paixão 
Autora: Lesley Pearse 
Gênero: Drama/Romance 
Editora: Novo Conceito 
Ano: 2013 
Páginas: 512

Nenhum comentário

Postar um comentário