3 de set. de 2017

[Falando em]: Depois de Você — de Jojo Moyes

Curiosa que só, acabei pegando emprestado essa lindeza de livro. Agora convido a todos para conferir a sinopse, book trailer e o meu parecer sobre "Depois de Você", a sequência do meu tão amado "Como eu era antes de você" (para conferir a resenha, clique AQUI), da autora Jojo Moyes, uma publicação de editora Intrínseca


Sinopse: Quando uma história termina, outra tem que começar. Em Depois de Você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la. Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.




"Porque há de se viver bem..." 







Uma maravilhosa sequência!
Após o acontecimento que mudara sua vida, Louisa Clarck decide cumprir com o que prometeu para Will, viajando e conhecendo novos lugares, adquirindo um apartamento, mudando-se para Paris, além de trabalhar em um novo emprego. Agora ela é garçonete de um bar, dentro do aeroporto.


(clique na imagem para maior resolução)

 Você não me deu uma vida, deu? De jeito nenhum. Só acabou com a minha antiga. Desfez em pedacinhos. O que eu faço com o que sobrou? Quando é que vai parecer...  Abro os braços, sentindo na pele o ar fresco da noite. E percebo que estou chorando outra vez.  Vá se foder, Will  murmuro.  Vá se foder por ter me deixado. (Livro: Depois de Você, Pág.13)
Mesmo desfrutando de sua independência, Lou perdura em sofrimento. Ela começa a beber diariamente, fazendo de cada drink o seu refúgio. Desta forma, em uma noite que está impetuosamente revoltada, sofre um acidente caindo do terraço de seu apartamento, ferindo-se gravemente e sendo socorrida pelos paramédicos  Sam e Donna. Ela passa por algumas cirurgias e retorna para o aconchego da família, a fim de cuidados especiais  e quando está melhor, depois de prometer aos pais que entrará para um grupo de apoio (pois todos acreditam que ele tentou suicidar-se), retorna para Paris. No entanto, Lou se depara com uma nova e surpreendente realidade...
Não conseguia tirar os olhos dela. Talvez eu fosse capaz de ver pequenos sinais de Will. Nos seus olhos azuis, no cabelo tom de caramelo. No jeito como ela inclinava ligeiramente o queixo antes de falar, no olhar firme. Ou será que eu estava vendo o que queria? Pela janela, ela olhou para a rua lá embaixo. (Livro: Depois de Você, Pág.53)
Eis que Lily, fruto de um antigo relacionamento de Will, cai de paraquedas na vida de Lou. A garota tem dezesseis anos, não fora apresentada ao pai, além de ser  geniosa e um tanto  digamos assim — rebelde com causa. Daí em diante, Lou terá de enfrentar a novidade de ter que lidar com a filha de Will, e também o conflito interno por se envolver de forma íntima com o paramédico que a salvou, ou seja, Sam.
Comprometer-me com Sam significava me comprometer com a probabilidade de mais uma perda. Estatisticamente, a maioria dos relacionamentos acabava mal e, considerando meu estado mental nos últimos dois anos, as chances de que o nosso acabasse bem eram pequenas. Podíamos evitar esse assunto, nos esquecer de tudo de vez em quando, mas, em última estância, o amor significava mais sofrimento. Mais estrago... para mim ou, pior, para ele. (Livro: Depois de Você, Pág.265)
Agora cesso os comentários para não soltar mais spoilers

Estou pagando com a língua o que meu coração sentiu. SIM, eu fazia parte de grande porcentagem que achava/acha essa continuação desnecessária. Iniciei a leitura com o pé atrás, mas já no primeiro capítulo me rendi. 

Depois de Você é um despertar para a vida, onde a protagonista, depois de dezoito meses da morte do seu amor, tenta realizar os pedidos feito por ele: "Apenas viver". Agora ela encontra-se mais experiente e focada, porém ainda sofre com tudo que aconteceu, culpando-se a si e, principalmente, a Will.

Jojo Moyes novamente enterneceu o meu coração, desta vez com uma sequência menor de carga dramática, mas ainda apaixonante. Eu continuei morrendo de amores por por Will, e como a Lou, apaixonei-me por Sam. O enredo ainda é focado no jeito atrapalhado de Lou (em doses homeopáticas), apresentando novos e encantadores personagens, além de mostrar a família da protagonista de forma mais transloucada e engraçada. Eu ri e chorei. EU ME APAIXONEI!!! S2 O final conduz o leitor à uma verdadeira e bela mensagem (marca registrada da autora), e, claro, uma ponta aberta para a sequência do terceiro e último livre da série. Se eu gostei?! NÃO! EU NÃO GOSTEI! EU HIPER, MAX, ULTRA AMEI!!! E, obviamente, estou louca para conferir a sequência, que leva como título "Ainda Eu" e que será lançado em Janeiro de 2018.

O livro é narrado em primeira pessoa, com narrativa e diálogos de fácil compreensão; a diagramação está boa, com espaçamentos na medida certa, porém a fonte para leitura achei um tanto pequena (algo que dificultou um pouco a leitura), adornada em papel pólen soft (o amarelinho mais claro); e a capa é linda, seguindo o padrão do primeiro livro. Por fim, para quem pensa que esse livro é desnecessário, dê uma chance... Quem sabe você não muda de opinião como eu, hein?!



Livro: Depois de Você
Autora: Jojo Moyes
Gênero: Romance/Drama
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Páginas: 320

Nenhum comentário

Postar um comentário