23 de set. de 2016

[Falando em]: Gênesis Proibido — de Marcelo de Lima Lessa

Eu avistei essa maravilha e desde então enlouqueci, pois já imaginava a grandiosidade do contexto, coisa que muito admiro. \o Afinal, criar um conteúdo onde o primeiro livro da Bíblia é pano de fundo, numa visão  diga-se de passagem  bem peculiar, não é para qualquer um. Eis que o autor Marcelo de Lima Lessa enviou-me este (Gênesis Proibido  A Tragédia de Adão e Lilith, livro 1) e também (Evangelho Perdido  A história oculta de Jesus, livro 2). P.S: Obrigada, Marcelo! Agora convido a todos para conferir a sinopse, book trailer e resenha de "Gênesis Proibido", uma publicação da editora "Alfabeto". 



Sinopse: Muitos conhecem a lenda dos anjos liderados por Lúcifer que se rebelaram e caíram por ciúme ao homem… Mas poucos sabem como foram os bastidores dessa guerra sangrenta! Muitos conhecem o mito da serpente que tentou a mulher e fez com que ela e o esposo perdessem o Éden… Mas poucos sabem quem foi e como viveu Lilith, a belíssima dama que precedeu Eva e arrebatou o coração de Adão! Muitos conhecem o odioso crime de Caim contra o jovem Abel… Mas poucos sabem quem foram Luluvah e Aclia, as irmãs gêmeas de ambos! Muitos conhecem a narrativa dos anjos que tomaram mulheres como esposas e nelas fecundaram uma raça híbrida de gigantes, os chamados “nefilins”… Mas poucos sabem como foi a lida de um querubim que enfrentou o próprio Inferno para tentar varrê-los da face da Terra! A VERDADE SOBRE O MAIOR ÉPICO DE AMOR DE TODOS OS TEMPOS É FINALMENTE REVELADA!




"Porque o pecado original foi desobedecer"






Ousado!
Contagiante!
Sensacional!


Aviso que essa leitura é para fortes! E se você for religioso demais, a ponto de enxergá-la como heresia, PARE POR AQUI! SIM, o autor usou como pano de fundo fatos bíblicos e criou um conteúdo bem questionador. Para quem está a fim de se enveredar numa magnífica leitura, eis essa excelente pedida. No entanto, entre nessa de cabeça aberta, enxergando-a como uma ficção/sobrenatural, o que de fato é. 

A história se inicia quando Deus anuncia que precisa se ausentar, deixando a todos, inclusive Lúcifer (o archote da luz primeira), deveras curioso. O Onipotente leva ao seu lado ninguém menos que Miguel (príncipe primeiro da ordem dos arcanjos), e este, por sua vez, passará a ser o protetor de uma das criações de Deus, ou seja, Adão (o primeiro ser humano nascido na Terra).

 Agora levanta-te homem! Levanta-te e tome o teu lugar de direito na Terra!
De repente aquele ser impactado no chão foi abrindo vagarosamente os olhos e, com invulgar esforço, começou a se erguer. E ainda sujo pelos resquícios do barro seco que o cobriam, finalmente conseguiu ficar em pé. 

 Porque surgiste da matéria untada deste canto benzido, te chamarei de Adão, pois vieste do sangue e do barro das quatro quinas desta grande gleba! (Livro: Gênesis Proibido, A Tragédia de Adão e Lilith  Pág.41)


Miguel se encarrega de entregar um recado a Deus, onde relata que Adão sente-se só e triste, mesmo desfrutando de tal paraíso (o jardim do Éden). Desta forma, o Onipotente cria Lilith, a primeira mulher na Terra, por quem Adão se apaixona perdidamente. E tal mulher é provida de muitos encantos, que será como um feitiço não só para Adão, mas SIM para tantos outros celestiais. 

Lúcifer, por sua vez, se enfurece ainda mais e inicia um novo plano para dar fim aos bonecos de barro. Ele desobedece a ordem de Deus, atravessando a fenda que o transporta para a Terra, onde presencia a criação que aos seus olhos é uma ofensa, deixando-o numa cólera além, batendo de frente com o Criador e influenciando tantos outros nessa revolta. Sendo assim, incita uma parte celestial para uma guerra, o que de fato acontece , e que, por fim, condena a Ele e tantos outros ao Inferno. 
E lá ficariam todos, perdidos e dispersos, até que seus corpos derrotados se acostumassem àquele excessivo calor que lhes impingia odiosa tormenta. Sim, "acostumaram-se", já que as marcas da ruína, ao menos no Inferno, talvez nunca mais lhe fossem retiradas. E o que outrora fora único, agora se partiu. O mal, até então recluso no íntimo de muitos anjos, florescera num cruel e agressivo campo de batalha. Céu e Inferno; fiéis e decaídos; luz e escuridão; Deus e Lúcifer... Quem, ao final, iria vencer esse terrível conflito? (Livro: Gênesis Proibido, A Tragédia de Adão e Lilith  Pág.80)
Lilith, um tanto ousada, bate de frente com Adão. Ela acaba caindo numa armadilha conduzida por Samael (príncipe substituto da casta em razão da queda de Beelzebu), que a seduz e desfruta com ela dos prazeres da carne. Ele se apaixona perdidamente por ela, e ao cometer tal desatino é castigado, tornando-se um anjo exilado. A partir daí muita coisa acontece... A primeira mulher, o primeiro homem e tantos outros são castigados por Deus, cada qual por seu pecado. Ainda assim, Deus resolve criar uma segunda mulher, essa menos sedutora e inteligente, a quem destina Adão a se dedicar e procriar, o que acontece aos poucos, pois diferente da primeira mulher  Virago, tempos depois conhecida por Eva , é desprovida de muitos atributos. Eis que os pecados tornam-se maiores, e até mesmo Adão e Eva transgridem as ordens de Deus, tendo, por fim, um terrível castigo.
 E agora condeno a Terra, que de paraíso passará a ser passagem, e cujas benesses até então graciosas só poderão ser retiradas com esforço e suor! E se ambos não a trabalharem, padecerão pela fome e mais cedo retornando ao solo, pois dele vieram e nele igualmente perecerão! (Livro: Gênesis Proibido, A Tragédia de Adão e Lilith  Pág.213)
Agora cesso os meus comentários para não soltar spoilers.

Eu nem sei como me expressar sobre essa leitura, e isso é um excelente sinal, pois indica o quão profundo me tocou, afinal, o que contei acima é pouco perto da grandiosidade que o texto apresenta. O que foi citado é uma pequena (e importante) parte da trama, que leva consigo uma proporção maior de acontecimentos, com uma infinidade de personagens tão importantes quanto os protagonistas, além de cenários significativos. O autor contou de forma minuciosa sua versão do primeiro livro da Bíblia, onde usou como pano de fundo fatos e personagens bíblicos, e também acrescentou tantas outras coisas. Acredito que para fervorosos religiosos, esse texto seja uma afronta. Diferente do que eu senti com essa espetacular leitura, pois desde o início a enxerguei assim, ou seja, como ficção. 

Quem me conhece bem sabe que sinto enorme dificuldade com textos detalhados e que apresentam muitos personagens. Porém, o que aconteceu aqui foi o oposto, eu me senti íntima de tudo, e fiquei entorpecida com tal narrativa (detalha na medida certa), sem contar os personagens...! Eu, particularmente, tenho um pé na capirotagem, e por este motivo, Lúcifer e Lilith tornaram-se os meus prediletos. Contudo, me compadeci por Adão e tantos outros, e até mesmo Noé (SIM, temos Noé e sua arca!) deixou-me num emaranhado de sentimentos. E o final, minha nossa senhora, eu quase tive um treco... Sou grata ao Marcelo por ter me enviado o livro 2, pois estou ansiosa e já imaginando o que me aguarda em "Evangelho Perdido  A história oculta de Jesus". 

O livro é narrado em terceira pessoa, com narrativa e diálogos mais rebuscados, algo que caiu com perfeição no texto, deixando-o ainda mais atrativo; sua diagramação é simples, com fontes e espaçamentos em excelentes medidas, adornados em papel pólen (o amarelinho); e sua capa é bem bonita e atrativa, condizendo com o que a trama apresenta. Vocês querem saber se eu gostei? NÃO, EU NÃO GOSTEI... EU AMEI! E digo mais, agora me tornei fã do autor e leria até mesmo a sua lista de compras. \o A propósito, avaliei a obra no Skoob apenas com 5 estrelas, pois é o máximo em avaliação que a plataforma permite, mas se pudesse, qualificaria com uma constelação de estrelas. Por fim, se você curte uma MARAVILHOSA e ousada leitura, vem junto... Entregue-se ao pecado! S2


Livro: Gênesis Proibido  A Tragédia de Adão e Lilith (2º edição)
Autor: Marcelo de Lima Lessa
Gênero: Misticismo/Angelologia
Editora: Alfabeto
Ano: 2015
Páginas: 448

11 comentários

  1. Resenha muito bem escrita,Parabéns Simone!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristy,

      Fico feliz que curtiu a resenha. \o/ A propósito, o livro é FODA de sensacional. S2

      Beijosssssss

      Excluir
  2. Como sempre, você arrebenta na resenha hein? Fiquei muito curioso com tudo que você disse sobre a trama. Assim, preciso ler esse livro que parece tão instigante, e que, de algum modo, parece responder certas perguntas que fiz ao ler o Gênesis bíblico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adezinho,

      Você precisa ler este livro. Tenho por mim que vai gostar pacas. Fico feliz que curtiu a resenha. \o/

      Beijossssss

      Excluir
  3. Fiquei muito curioso em ler esse livro. Necessito. Eu amo tudo que fala sobre Lilith!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fer, então você precisa ler. É sensacional! S2

      Beijosssss

      Excluir
  4. Adorei a resenha e fiquei bastante interessada no livro.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila, é um enredo maravilhoso! Vale a pena conferir. Fico feliz que vc tenha gostado da resenha. \o/

      Abraçossss

      Excluir
  5. Existem Livros, que são Sagrados para os judeus, que narram todos esses fatos. Foram escritos há séculos.
    Procure na livraria Sêfer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a dica, Cesar!
      E volte sempre!!!
      Abraços literários

      Excluir
  6. Eu sei que existe muitas coisas ocultas. Mas nem tudo retenha.ha quem diga q os nefilins são anjos e não filhos de anjos.

    ResponderExcluir